Pular para o conteúdo principal

Proppi apresenta novos cursos de pós-graduação

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) apresentou, nesta quinta-feira, 4 de abril, os novos cursos de pós-graduação stricto sensu da UFF: doutorado em Ciências Aplicadas a Produtos para a Saúde; mestrados acadêmicos em Cultura e Territorialidades, Odontologia e Tecnologia Ambiental; e mestrados profissionais em Administração, Diversidade e Inclusão e Engenharia de Produção e Sistemas Computacionais.

O coordenador de Pós-Graduação Stricto Sensu da Proppi, José Walkimar Carneiro, destacou que todas as propostas para a criação de cursos de pós-graduação enviadas pela UFF no ano passado conseguiram a aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão do MEC responsável pela homologação de cursos stricto sensu. “Nós temos o orgulho de informar que todas as nossas propostas encaminhadas pela UFF em 2012 foram aprovadas. Nós tivemos cinco propostas de mestrado e uma de doutorado”, anunciou.

Carneiro enfatizou ainda que o aspecto qualitativo dos cursos é o principal enfoque da universidade, e que a Proppi acompanhou de perto a elaboração de todas as propostas. “Nós fazemos, desde o início de 2012, o acompanhamento dos grupos que organizaram a criação desses projetos de pós-graduação. Não queremos muitos cursos, nós queremos cursos muito bons”, afirmou o coordenador.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Antônio Claudio da Nóbrega, ressaltou que a nova política da Proppi é atuar em parceria com os grupos que elaboram os novos cursos, e não apenas aprovar ou desaprovar propostas, e que essa a nova postura adotada pela pró-reitoria certamente contribuiu para a aprovação de todos os projetos. “Desde que adotamos essa nova política, a Proppi não fica apenas buscando a adequação ou regulamentação de programas, de maneira cartorial, pois queremos atuar em conjunto com os movimentos das unidades, na criação de projetos fortes e estruturados”, explicou.

O pró-reitor também valorizou o fato de que quatro dos seis cursos de pós-graduação estão sediados nos polos do interior, o que evidencia a consolidação do processo de expansão da UFF por todo o Estado do Rio de Janeiro. “Quatro dos programas aprovados são de unidades fora da sede, o que mostra que o projeto de interiorização se fortalece e se consolida, não só como um espalhamento da universidade, mas como uma interiorização plena, indo além dos cursos de graduação.

Encerrando a apresentação, o vice-reitor Sidney Mello parabenizou a dedicação dos grupos de pesquisa que trabalharam na formatação dos projetos de pós-graduação e destacou que essa iniciativa contribui para o fortalecimento do nome da UFF no cenário nacional. “Gostaria de parabenizar os grupos de pesquisa que se empenharam na criação desses novos cursos. A competitividade no cenário nacional é cada vez maior, e é preciso ter muita dedicação para entrar numa competição dessas, e ainda mais para permanecer. São iniciativas como essa que fazem a UFF ter um nome forte em todo o país”, destacou.

O vice-reitor acrescentou ainda que, além do crescimento da UFF no viés da infraestrutura física, a elevação no nível qualitativo dos cursos ocorreu, principalmente, com a chegada de novos professores à universidade. “A UFF promoveu nos últimos anos uma das maiores expansões do país do ponto de vista de infraestrutura física, mas, sobretudo, no ingresso de novos docentes, e a qualificação desses docentes implica, invariavelmente, a qualificação dos nossos cursos”, concluiu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesa temática - História do Livro e da Biblioteca

A Biblioteca Central do Gragoatá informa sobre a sua 'mesa temática' que está localizada no 1º piso da biblioteca. Esta é mais uma das atividades que a BCG está promovendo em comemoração à "Semana Nacional do Livro e da Biblioteca". Venham conferir alguns dos títulos que contam a história do livro e da biblioteca!!!

12 de março - Dia do Bibliotecário!!!

Parabéns a todos os Bibliotecários que fazem dessa bela profissão um motivo a mais na ajuda ao próximo, trabalhando na organização e disseminação da informação, transformando-a em conhecimento. Fonte: Mensagem enviada por um colega Bibliotecário à Superintendente de Documentação da UFF.

Roda de conversa - Ex-líbris: a marca do dono do livro

Com o grande sucesso da exposição “ Niterói e os Ex-líbris ” e com o objetivo de promover a divulgação e o debate em torno dos ex-líbris, a Caçadora de Ex-líbris, a Biblioteca Central do Gragoatá e o Centro de Memória Fluminense convidam para a primeira 'Roda de conversa' sobre ex-líbris! Roda de conversa: Ex-líbris: a marca do dono do livro; Convidado: Luiz Felipe Stelling - Professor do IFRJ, pesquisador e colecionador de Ex-líbris; Tópicos: História dos ex-líbris, tipos de ex-líbris, sociedades de colecionadores e como se produzem os ex-líbris; Data: 29/09/23 - sexta-feira às 16h; Local: Biblioteca Central do Gragoatá - 1º piso. Evento presencial e gratuito, na ocasião haverá sorteio de brindes, não percam!!