Pular para o conteúdo principal

Proppi apresenta novos cursos de pós-graduação

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) apresentou, nesta quinta-feira, 4 de abril, os novos cursos de pós-graduação stricto sensu da UFF: doutorado em Ciências Aplicadas a Produtos para a Saúde; mestrados acadêmicos em Cultura e Territorialidades, Odontologia e Tecnologia Ambiental; e mestrados profissionais em Administração, Diversidade e Inclusão e Engenharia de Produção e Sistemas Computacionais.

O coordenador de Pós-Graduação Stricto Sensu da Proppi, José Walkimar Carneiro, destacou que todas as propostas para a criação de cursos de pós-graduação enviadas pela UFF no ano passado conseguiram a aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão do MEC responsável pela homologação de cursos stricto sensu. “Nós temos o orgulho de informar que todas as nossas propostas encaminhadas pela UFF em 2012 foram aprovadas. Nós tivemos cinco propostas de mestrado e uma de doutorado”, anunciou.

Carneiro enfatizou ainda que o aspecto qualitativo dos cursos é o principal enfoque da universidade, e que a Proppi acompanhou de perto a elaboração de todas as propostas. “Nós fazemos, desde o início de 2012, o acompanhamento dos grupos que organizaram a criação desses projetos de pós-graduação. Não queremos muitos cursos, nós queremos cursos muito bons”, afirmou o coordenador.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Antônio Claudio da Nóbrega, ressaltou que a nova política da Proppi é atuar em parceria com os grupos que elaboram os novos cursos, e não apenas aprovar ou desaprovar propostas, e que essa a nova postura adotada pela pró-reitoria certamente contribuiu para a aprovação de todos os projetos. “Desde que adotamos essa nova política, a Proppi não fica apenas buscando a adequação ou regulamentação de programas, de maneira cartorial, pois queremos atuar em conjunto com os movimentos das unidades, na criação de projetos fortes e estruturados”, explicou.

O pró-reitor também valorizou o fato de que quatro dos seis cursos de pós-graduação estão sediados nos polos do interior, o que evidencia a consolidação do processo de expansão da UFF por todo o Estado do Rio de Janeiro. “Quatro dos programas aprovados são de unidades fora da sede, o que mostra que o projeto de interiorização se fortalece e se consolida, não só como um espalhamento da universidade, mas como uma interiorização plena, indo além dos cursos de graduação.

Encerrando a apresentação, o vice-reitor Sidney Mello parabenizou a dedicação dos grupos de pesquisa que trabalharam na formatação dos projetos de pós-graduação e destacou que essa iniciativa contribui para o fortalecimento do nome da UFF no cenário nacional. “Gostaria de parabenizar os grupos de pesquisa que se empenharam na criação desses novos cursos. A competitividade no cenário nacional é cada vez maior, e é preciso ter muita dedicação para entrar numa competição dessas, e ainda mais para permanecer. São iniciativas como essa que fazem a UFF ter um nome forte em todo o país”, destacou.

O vice-reitor acrescentou ainda que, além do crescimento da UFF no viés da infraestrutura física, a elevação no nível qualitativo dos cursos ocorreu, principalmente, com a chegada de novos professores à universidade. “A UFF promoveu nos últimos anos uma das maiores expansões do país do ponto de vista de infraestrutura física, mas, sobretudo, no ingresso de novos docentes, e a qualificação desses docentes implica, invariavelmente, a qualificação dos nossos cursos”, concluiu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Piscina do Instituto de Educação Física está aberta ao uso da comunidade da UFF

O Instituto de Educação Física da UFF está disponibilizando sua piscina aquecida para professores, funcionários e alunos da universidade praticarem nado livre. Só poderão usar a piscina apenas aqueles que já souberem nadar, pois não haverá nenhum instrutor responsável pelo ensino de natação. Para ter acesso, os interessados deverão comparecer à secretaria do instituto para realizar inscrição e exame médico, levando uma foto 3x4 e carteira de estudante ou contracheque, a fim de comprovar vínculo com a universidade. Os exames poderão ser realizados às segundas, terças e quintas-feiras, das 16h às 18h. O Instituto fica no Campus Esportivo do Gragoatá, na Rua Visconde do Rio Branco, s/n, São Domingos, Niterói. --> Consulte os horários para uso da piscina (nado livre). Fonte: UFF Notícias - Superintendência de Comunicação Social (SCS)

Livro reúne contos e crônicas em comemoração dos 30 anos da Biblioteca Central do Gragoatá

Com organização de Debora do Nascimento e Flávio Ferreira Júnior, “Entre livros, histórias e memórias: uma coletânea afetiva em comemoração dos 30 anos da Biblioteca Central do Gragoatá – UFF” (Eduff, 2025) reúne textos literários escritos por estudantes, egressos, servidores e prestadores de serviço da UFF sobre a temática “biblioteca”. A obra é fruto de um edital que selecionou contos e crônicas para integrar a publicação que celebra as três décadas de fundação da BCG, uma das 30 bibliotecas do Sistema de Bibliotecas da UFF. Leia mais. Fonte: Universidade Federal Fluminense

Novas regras de uso do piano da BCG

As regras de uso do piano da Biblioteca Central do Gragoatá mudaram!!! Agora, não será mais preciso preencher o formulário para o uso com dias e horários fixos, basta assinar o termo de responsabilidade que fica na portaria, toda vez que o músico/pianista vier tocar, observando as seguintes regras: 📌O piano só pode ser tocado de segunda a sexta-feira das 8h às 11h e das 17h às 20h; 📌Cada músico/pianista pode tocar o piano somente 1 hora por dia; 📌É necessário ter experiência musical em pianos, teclados e/ou outros instrumentos musicais; 📌O músico/pianista pode ser responsabilizado por danos materiais decorrentes da má utilização do piano e por informações falsas a respeito da experiência musical. É músico/pianista!? Então é só chegar e tocar aquela música boa!!