Pular para o conteúdo principal

Projetos da UFF são apresentados em reunião sobre Consórcio Acadêmico Rio 2016

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Antonio Claudio da Nóbrega, recebeu professores e dirigentes de núcleos e unidades acadêmicas da UFF para uma reunião na tarde desta terça-feira, 9 de abril. O objetivo foi abrir espaço para a apresentação de projetos de diversas áreas do conhecimento que deverão compor a proposta da UFF para o Consórcio Acadêmico Rio 2016.

O consórcio tem como meta elaborar ações voltadas aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. Alinhadas aos eixos apontados como prioritários pelos ministérios da Educação (MEC) e dos Esportes e pela Autoridade Pública Olímpica, as propostas precisam considerar os impactos gerados para a cidade e para a população. As iniciativas também devem atender a questões como a capacitação da mão de obra e a criação de projetos específicos para os jogos, podendo ter suporte financeiro do MEC caso aprovadas.

A direção do Colégio Universitário Geraldo Reis (Coluni) apresentou duas propostas. A primeira foi reformar a quadra de esportes do colégio, a fim de possibilitar a prática esportiva de seus próprios alunos e de pessoas integrantes da comunidade acadêmica da UFF. Outra ideia é utilizar a quadra para realizar as Olimpíadas do Coluni, com participação estendida a todos os estudantes das escolas municipais e estaduais de Niterói.

A segunda proposta aborda a criação nas dependências do colégio universitário de uma sala de audiovisual interativa. O objetivo seria possibilitar o desenvolvimento de metodologias alternativas e inovadoras voltadas à aquisição e à difusão de conhecimento para as comunidades acadêmicas da UFF, para as redes públicas estaduais e municipais e para a sociedade em geral.

O curso de Antropologia propôs um convênio, uma articulação da UFF com a Academia Olímpica Internacional para atuar de forma concreta na melhoria da qualidade do ensino e desenvolver pesquisas acadêmicas sobre a área esportiva em conjunto com todas as instituições envolvidas no consórcio acadêmico.

O Departamento de Turismo sugeriu um projeto de pesquisa do Observatório do Turismo, criado para monitorar o setor na capital e nas demais cidades do Estado, trabalhar dados estatísticos e indicadores e realizar estudos sob uma perspectiva econômica, cultural, social e antropológica. Desta forma, foi proposto realizar um levantamento e acompanhamento dos impactos socioeconômicos provocados pelo aumento do fluxo de turistas no Estado durante os Jogos Olímpicos. A ideia é que o estudo analise desde o período anterior, durante os jogos até os dois anos posteriores para definir se os impactos serão duradouros ou não.

O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (Nais) - "Sensibiliza UFF"  apresentou o “Programa de acessibilidade e inclusão da UFF Rio 2016”. A intenção é ministrar cursos de libras e braile para 750 pessoas, oficinas sobre transporte de pessoas com deficiência para cerca de cem mil motoristas de ônibus e taxistas e oficinas de confecção de materiais informativos para pessoas com deficiências. Também foi indicada a criação de um selo de acessibilidade para certificação de centros culturais, hotéis e restaurantes, além da edição de um guia de acessibilidade.

O projeto apresentado pela Faculdade de Direito foi a criação do “Centro de Mediação e Atendimento ao Consumidor Turista”, a princípio em convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A proposta se justifica porque o turista é um consumidor que se encontra fora de seu país de origem e está em situação de especial vulnerabilidade. Esses consumidores necessitam, portanto, de atendimento diferenciado, informação especializada e facilitação do acesso à Justiça.

O prazo para que as versões finais dos anteprojetos sejam encaminhadas é até as 20h desta quinta-feira, 11 de abril, devendo conter os tópicos seguintes:  título e equipe; introdução e justificativa (máximo de 20 linhas); objetivo (máximo de 5 linhas); método de execução (máximo de 10 linhas); cronograma de execução e orçamento.

O conjunto dos anteprojetos irá compor a proposta consolidada a ser apresentada em reunião com representantes do Ministério dos Esportes na próxima segunda-feira, 15 de abril, na Reitoria da UFRJ. Também estarão presentes representantes da Uni-Rio, da Universidade Federal Rural, do Cefet/RJ, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, do Instituto Fernandes Figueira/Fiocruz e do Colégio Pedro II,  que são as outras instituições participantes do consórcio.

Participaram do encontro o pró-reitor de Planejamento, Heitor Moura; o pró-reitor de Extensão, Wainer da Silveira; o diretor da Escola de Extensão, Antônio Lyra; a diretora de Relações Internacionais, Lívia Reis; o chefe do Departamento de Turismo, Carlos Alberto Lidizia; a diretora do Coluni, Iduína Chaves; a coordenadora do Núcleo de Direito do Consumidor da UFF, Fabiana Ramos; o coordenador do Núcleo de Pesquisa sobre Esporte e Sociedade da UFF, Luiz Fernando Rojo; o coordenador da Superintendência de Tecnologia da Informação Helcio Rocha; a representante do Nais – “Sensibiliza UFF”, Cristina Delou; o professor da Escola de Arquitetura e Urbanismo, Guilherme Figueiredo e os professores Osiris Ricardo Marques e João Evangelista Monteiro, ambos do Departamento de Turismo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Piscina do Instituto de Educação Física está aberta ao uso da comunidade da UFF

O Instituto de Educação Física da UFF está disponibilizando sua piscina aquecida para professores, funcionários e alunos da universidade praticarem nado livre. Só poderão usar a piscina apenas aqueles que já souberem nadar, pois não haverá nenhum instrutor responsável pelo ensino de natação. Para ter acesso, os interessados deverão comparecer à secretaria do instituto para realizar inscrição e exame médico, levando uma foto 3x4 e carteira de estudante ou contracheque, a fim de comprovar vínculo com a universidade. Os exames poderão ser realizados às segundas, terças e quintas-feiras, das 16h às 18h. O Instituto fica no Campus Esportivo do Gragoatá, na Rua Visconde do Rio Branco, s/n, São Domingos, Niterói. --> Consulte os horários para uso da piscina (nado livre). Fonte: UFF Notícias - Superintendência de Comunicação Social (SCS)

Livro reúne contos e crônicas em comemoração dos 30 anos da Biblioteca Central do Gragoatá

Com organização de Debora do Nascimento e Flávio Ferreira Júnior, “Entre livros, histórias e memórias: uma coletânea afetiva em comemoração dos 30 anos da Biblioteca Central do Gragoatá – UFF” (Eduff, 2025) reúne textos literários escritos por estudantes, egressos, servidores e prestadores de serviço da UFF sobre a temática “biblioteca”. A obra é fruto de um edital que selecionou contos e crônicas para integrar a publicação que celebra as três décadas de fundação da BCG, uma das 30 bibliotecas do Sistema de Bibliotecas da UFF. Leia mais. Fonte: Universidade Federal Fluminense

Novas regras de uso do piano da BCG

As regras de uso do piano da Biblioteca Central do Gragoatá mudaram!!! Agora, não será mais preciso preencher o formulário para o uso com dias e horários fixos, basta assinar o termo de responsabilidade que fica na portaria, toda vez que o músico/pianista vier tocar, observando as seguintes regras: 📌O piano só pode ser tocado de segunda a sexta-feira das 8h às 11h e das 17h às 20h; 📌Cada músico/pianista pode tocar o piano somente 1 hora por dia; 📌É necessário ter experiência musical em pianos, teclados e/ou outros instrumentos musicais; 📌O músico/pianista pode ser responsabilizado por danos materiais decorrentes da má utilização do piano e por informações falsas a respeito da experiência musical. É músico/pianista!? Então é só chegar e tocar aquela música boa!!