Pular para o conteúdo principal

Ministério dos Esportes apresenta nova proposta do Programa Segundo Tempo para Consórcio Acadêmico Rio 2016

Com vista ao legado dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 no Rio de Janeiro, o secretário nacional do Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte (ME), Vicente Neto, anunciou ampliação do Programa Segundo Tempo Universitário, que a partir de agora contará com mais recursos financeiros. O programa será realizado, não por edital de convocação, mas por adesão de proponentes específicos, o que implica maior celeridade no processo e na execução das atividades propostas.

“O Programa Segundo Tempo Universitário chama a atenção por estar em uma fase nova. Há mais recursos para equipamentos e para suporte nas áreas acadêmicas. Convido as instituições a abusarem da criatividade na hora de propor”, destacou o secretário durante reunião realizada nesta segunda-feira, 15 de abril, na Sala do Conselho Universitário da UFRJ, na Cidade Universitária, com a presença do reitor da Universidade Federal Fluminense, Roberto Salles, e de representantes do Consórcio Acadêmico Rio 2016, formado pela UFF e por outras sete instituições federais de ensino fluminenses.

Voltado para o público universitário adulto, o Programa Segundo Tempo Universitário visa à democratização do acesso à prática e à cultura do esporte para a promoção do desenvolvimento integral de crianças, jovens e adolescentes. Para alcançar essas metas, o ME disponibiliza recursos para aquisição de equipamentos esportivos e para promoção de eventos científicos necessários ao desenvolvimento das ações selecionadas. Segundo Vicente Neto, em 2013, a secretaria tem um orçamento de R$ 200 milhões para investimentos.

As instituições federais de ensino interessadas em participar do programa devem apresentar suas propostas até o fim do mês de maio, para que as parcerias estejam assinadas até julho deste ano. Para agilizar o processo, o ME se comprometeu a enviar equipes técnicas para avaliação das propostas das instituições de ensino ainda no mês de abril.

Vicente Neto frisou, ainda, que o Programa de Esporte e Lazer na Cidade (Pelc), também vinculado ao ME, garante atividade física, recreativa, cultural e lúdica para a comunidade. A novidade fica por conta da ampliação do prazo do convênio, que foi estendido de um para três anos.

Por meio do Pelc, é possível viabilizar não somente a compra de equipamentos como também o pagamento dos profissionais envolvidos nos projetos dos diferentes núcleos participantes. Por ter uma estrutura mais flexível, o Pelc comporta projetos de naturezas distintas, que vão do esporte à cultura, com núcleos que podem funcionar em órgãos públicos federais, onde se situam as universidades e institutos de educação, além das esferas estaduais, municipais das organizações não governamentais.

Estiveram presentes ao encontro professores de diferentes unidades da UFF, incluindo o Instituto de Educação Física, a Faculdade de Psicologia, Faculdade de Turismo e Hospitalidade e o Colégio Universitário Geraldo Reis, além da deputada federal (PCdoB) Jandira Feghali; do diretor do Ministério do Esporte, Ricardo Cappelli; do reitor da UFRJ, Carlos Antônio Levi; do diretor-geral do Cefet-RJ, Carlos Henrique Figueiredo Alves; do reitor do IFF, Luiz Augusto Caldas Pereira; e do vice-reitor da Uni-Rio, José da Costa.

Consórcio discute apresentação do PDC

Após a apresentação do Ministério dos Esportes, na parte da tarde, o reitor Roberto Salles discutiu com os dirigentes das instituições federais de ensino superior presentes, os próximos passos para a elaboração do Plano de Desenvolvimento do Consórcio Acadêmico Rio 2016 (PDC). Na ocasião, Salles apresentou, ainda, um caderno com pré-projetos de diversas áreas acadêmicas da universidade, com ações voltadas à realização dos Jogos Olímpicos, que abrangem propostas ligadas a cursos como Educação Física, Medicina, Antropologia, Turismo, Direito, Letras e Pedagogia.

Os representantes do consórcio voltarão a se reunir no dia 24 de abril, na UFF, para apresentação das propostas que servirão de base para formulação do PDC, que deverá ser apresentado ao MEC e à Autoridade Pública Olímpica até o fim do mês. A ideia é unificar um projeto que englobe os participantes do consórcio, tendo como norte propostas que contemplem capacitação de mão de obra para apoio na organização dos jogos e levem em consideração os impactos gerados para a cidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesa temática - História do Livro e da Biblioteca

A Biblioteca Central do Gragoatá informa sobre a sua 'mesa temática' que está localizada no 1º piso da biblioteca. Esta é mais uma das atividades que a BCG está promovendo em comemoração à "Semana Nacional do Livro e da Biblioteca". Venham conferir alguns dos títulos que contam a história do livro e da biblioteca!!!

12 de março - Dia do Bibliotecário!!!

Parabéns a todos os Bibliotecários que fazem dessa bela profissão um motivo a mais na ajuda ao próximo, trabalhando na organização e disseminação da informação, transformando-a em conhecimento. Fonte: Mensagem enviada por um colega Bibliotecário à Superintendente de Documentação da UFF.

Roda de conversa - Ex-líbris: a marca do dono do livro

Com o grande sucesso da exposição “ Niterói e os Ex-líbris ” e com o objetivo de promover a divulgação e o debate em torno dos ex-líbris, a Caçadora de Ex-líbris, a Biblioteca Central do Gragoatá e o Centro de Memória Fluminense convidam para a primeira 'Roda de conversa' sobre ex-líbris! Roda de conversa: Ex-líbris: a marca do dono do livro; Convidado: Luiz Felipe Stelling - Professor do IFRJ, pesquisador e colecionador de Ex-líbris; Tópicos: História dos ex-líbris, tipos de ex-líbris, sociedades de colecionadores e como se produzem os ex-líbris; Data: 29/09/23 - sexta-feira às 16h; Local: Biblioteca Central do Gragoatá - 1º piso. Evento presencial e gratuito, na ocasião haverá sorteio de brindes, não percam!!