Pular para o conteúdo principal

Orquestra Sinfônica Nacional da UFF homenageia em concerto seu maestro fundador

A Orquestra Sinfônica Nacional (OSN) da UFF vai homenagear o seu fundador, músico, maestro, compositor e pianista brasileiro Alceo Bocchino, que morreu no dia 7 de abril, aos 95 anos. A homenagem será realizada com um concerto produzido pelo Centro de Artes UFF, no Teatro Municipal João Caetano, Centro, Niterói, no dia 7 de maio, às 12h30, no Projeto Hora do Almoço.

O evento mostrará um pouco mais da obra de Bocchino. Foi ele, junto com o pianista húngaro György Sándor, o primeiro a executar no Brasil os três concertos para piano de Bela Bartók. Também foi presidente da Comissão Artística da Orquestra Sinfônica Brasileira por quatro anos; regente da estreia brasileira do “Réquiem”, de Brahms; responsável pela estreia do “Quinto Concerto para Piano” e pela orquestra de Villa-Lobos, com a pianista Felicja Blumenthal.

No programa serão apresentadas pelo maestro e solista convidado Daniel Guedes, que é considerado um dos mais importantes músicos brasileiros de sua geração, duas composições do regente: “Seresta Suburbana para Cordas” e “Suíte-Miniatura Ballet”. Outras duas composições também estarão no programa: “Concerto para Violino e Orquestra de Cordas”, de Radamés Gnattali, e “Otum-obá”, de Nelson de Macêdo. O espetáculo tem custo de R$ 10 (inteira), R$ 5 (meia).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesa temática - História do Livro e da Biblioteca

A Biblioteca Central do Gragoatá informa sobre a sua 'mesa temática' que está localizada no 1º piso da biblioteca. Esta é mais uma das atividades que a BCG está promovendo em comemoração à "Semana Nacional do Livro e da Biblioteca". Venham conferir alguns dos títulos que contam a história do livro e da biblioteca!!!

12 de março - Dia do Bibliotecário!!!

Parabéns a todos os Bibliotecários que fazem dessa bela profissão um motivo a mais na ajuda ao próximo, trabalhando na organização e disseminação da informação, transformando-a em conhecimento. Fonte: Mensagem enviada por um colega Bibliotecário à Superintendente de Documentação da UFF.

Roda de conversa - Ex-líbris: a marca do dono do livro

Com o grande sucesso da exposição “ Niterói e os Ex-líbris ” e com o objetivo de promover a divulgação e o debate em torno dos ex-líbris, a Caçadora de Ex-líbris, a Biblioteca Central do Gragoatá e o Centro de Memória Fluminense convidam para a primeira 'Roda de conversa' sobre ex-líbris! Roda de conversa: Ex-líbris: a marca do dono do livro; Convidado: Luiz Felipe Stelling - Professor do IFRJ, pesquisador e colecionador de Ex-líbris; Tópicos: História dos ex-líbris, tipos de ex-líbris, sociedades de colecionadores e como se produzem os ex-líbris; Data: 29/09/23 - sexta-feira às 16h; Local: Biblioteca Central do Gragoatá - 1º piso. Evento presencial e gratuito, na ocasião haverá sorteio de brindes, não percam!!