Pular para o conteúdo principal

Programa de Acolhimento Estudantil acontece em clima de festa

Os novos estudantes da Universidade Federal Fluminense foram recepcionados nesta segunda-feira, 15 de abril, no Campus do Gragoatá, em São Domingos, pelo Programa de Acolhimento Estudantil (PAE) da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes). O tema dessa edição foi “Recebendo energia positiva”, e os calouros foram recebidos por estudantes do curso de Turismo e orientados sobre o local das matrículas. Após a inscrição em disciplinas, os calouros foram convidados a participar de várias atividades.

O reitor Roberto Salles e o vice-reitor Sidney Mello prestigiaram o evento. "O acolhimento é sempre esta festa, um espaço para os estudantes conhecerem a universidade, as oportunidades que existem e de interação entre veteranos e calouros", explicou Mello. "Este ano trouxemos estudantes do ensino médio para apresentarmos a UFF e para mostrar o que os espera quando terminarem a escola", completou.

O Projeto Vida de Estudante, que cuida da promoção da saúde e da qualidade de vida do estudante na graduação, distribuiu cartilhas com orientações sobre transtornos alimentares, dengue, hipertensão e ansiedade. Além disso, ofereceu ao público uma oficina de auriculoterapia, muito indicada para quem sofre de dor de cabeça, ansiedade, dores na coluna, cólica menstrual e insônia.

O estande do curso de Biomedicina forneceu informações sobre prevenção e tratamento de diabetes mellitus e combate à dengue. Os visitantes também puderam medir sua pressão arterial e realizar testes de glicose. O caixoscópio, uma caixa com tubo ocular, permitiu aos calouros visualizar imagens de diversos tipos de parasitas.

A Superintendência de Documentação (SDC), responsável pela coordenação do sistema de bibliotecas e arquivos da UFF, distribuiu material explicativo sobre os serviços prestados. As bibliotecárias orientaram os novos alunos a consultar o acervo completo de todas as bibliotecas no catálogo eletrônico (www.sdc.uff.br/consulta), além das teses e dissertações de todas as universidades e o portal de periódicos da UFF, acessíveis em www.ndc.uff.br.

Um grupo de teatro realizou encenação para os novatos conhecerem os tipos de bolsas oferecidos pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi). Também deram informações a respeito do Programa Jovens Talentos para a Ciência, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (Nais) - "Sensibiliza UFF"  expôs o material inclusivo criado por sua equipe e direcionado principalmente a pacientes com deficiência visual. Placas para leitura em braile, objetos táteis em 3D (fabricados em porcelana fria) e objetos táteis em 2D (fabricados em acetato) são usados para confeccionar mapas e maquetes usados em salas de aula. Cerca de 130 alunos deficientes são atendidos pelo núcleo. Preocupado com a capacitação de professores e graduandos, o "Sensibiliza UFF" distribuiu folders sobre a oficina de inclusão, direcionada a profissionais e alunos de licenciatura, especialização, mestrado e doutorado.

Estudantes estrangeiros tiveram atividades específicas

A Divisão de Relações Públicas da Superintendência de Comunicação Social (SCS) organizou o acolhimento de estudantes estrangeiros do Programa de Estudantes - Convênio de Graduação (PEC-G), provindos da América Latina e da África. Uma palestra apresentou a UFF e deu informações sobre moradia, sobre o restaurante universitário, bolsas estudantis e outros recursos disponibilizados aos estrangeiros que ingressam na universidade pelo programa.

Alunos veteranos que entraram pelo PEC-G participaram de um bate-papo com os calouros estrangeiros e partilharam suas experiências até o momento. Na parte da tarde, os estrangeiros foram guiados em um tour pela cidade de Niterói e puderam conhecer os campi da UFF e alguns pontos turísticos, como o Museu de Arte Contemporânea (MAC), a Praia de Icaraí, a Igreja de São Francisco Xavier, a Praia de Charitas, a Fortaleza de Santa Cruz e o Caminho Niemeyer. A equipe Tufão Baja SAE, da Escola de Engenharia,  expôs o protótipo de seu veículo off-road para o público presente.

O Centro Regional Integrado de Atenção ao Adolescente da UFF (Criaa) marcou presença dando ao público informações sobre o trabalho feito com pacientes adolescentes e familiares no combate à violência e à dependência química. A bateria do bloco Unidos pela Gentileza animou os calouros e o Circo Trapézio montou uma cama elástica e ofereceu aulas de malabarismo, slackline e trapézio para o público.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesa temática - História do Livro e da Biblioteca

A Biblioteca Central do Gragoatá informa sobre a sua 'mesa temática' que está localizada no 1º piso da biblioteca. Esta é mais uma das atividades que a BCG está promovendo em comemoração à "Semana Nacional do Livro e da Biblioteca". Venham conferir alguns dos títulos que contam a história do livro e da biblioteca!!!

12 de março - Dia do Bibliotecário!!!

Parabéns a todos os Bibliotecários que fazem dessa bela profissão um motivo a mais na ajuda ao próximo, trabalhando na organização e disseminação da informação, transformando-a em conhecimento. Fonte: Mensagem enviada por um colega Bibliotecário à Superintendente de Documentação da UFF.

Roda de conversa - Ex-líbris: a marca do dono do livro

Com o grande sucesso da exposição “ Niterói e os Ex-líbris ” e com o objetivo de promover a divulgação e o debate em torno dos ex-líbris, a Caçadora de Ex-líbris, a Biblioteca Central do Gragoatá e o Centro de Memória Fluminense convidam para a primeira 'Roda de conversa' sobre ex-líbris! Roda de conversa: Ex-líbris: a marca do dono do livro; Convidado: Luiz Felipe Stelling - Professor do IFRJ, pesquisador e colecionador de Ex-líbris; Tópicos: História dos ex-líbris, tipos de ex-líbris, sociedades de colecionadores e como se produzem os ex-líbris; Data: 29/09/23 - sexta-feira às 16h; Local: Biblioteca Central do Gragoatá - 1º piso. Evento presencial e gratuito, na ocasião haverá sorteio de brindes, não percam!!