Pular para o conteúdo principal

Cine Arte UFF divulga programação de 23 a 29 de abril

Patrick Rosa (Estagiário de Jornalismo)

A programação do Cine Arte UFF, de 23 a 29 de abril, já está disponível. As atrações do período são os filmes “Um Sonho Intenso”, “Nostalgia da Luz”, “O Estopim”, “ A Imagem que Falta” e “Mapa para as Estrelas”.

Em “Estopim”, de 2014, é retratado o caso do desaparecimento do pedreiro Amarildo de Souza, na Favela da Rocinha, Zona Sul do Rio de Janeiro. A obra será exibida somente no dia 23, às 19h30, e após a sessão haverá um debate com o diretor do filme, Rodrigo MacNiven.

Produção chilena de 2010 e vencedor do prêmio de melhor filme pela Associação Internacional de Documentaristas no ano seguinte, “Nostalgia das Estrelas” mostra a reunião de astrônomos no Deserto de Atacama para observar estrelas. O título será exibido às 15h30.

Já o brasileiro “Um Sonho Intenso”, de José Mariani, retrata as transformações do processo socioeconômico brasileiro, pontuado por interpretações de um grupo de economistas e historiadores que têm, em comum, o reconhecimento de que os avanços desde 1930 até os dias atuais não foram suficientes para eliminar algumas características fundamentais do subdesenvolvimento brasileiro. A película traz os depoimentos de Celso Amorim, Maria da Conceição Tavares e Luiz Gonzaga Belluzzo, dentre outros. O diretor José Mariani estará no Cine Arte UFF para debater o filme no dia 30, às 19h30.

O francês “A Imagem que Falta”, de Rithy Panh, se baseia no livro "L’Emination", de Christophe Bataille, e evoca o genocídio khmer, que dizimou a família do diretor e transtornou sua infância. Após anos de buscas por imagens ou fotos que exprimissem a dor e o sofrimento do período, ele resolveu criar suas próprias, na composição de um filme. Recebeu o prêmio de melhor filme da Mostra Um Certo Olhar, em Cannes 2013, e foi indicado ao Oscar 2014 como melhor filme em Língua Estrangeira. O longa será exibido às 19h20, de 24 e 29 de abril.

Em “Mapa para as Estrelas”, com Julianne Moore e Robert Pathinson, é retratada a busca pelo sucesso a partir das histórias entrelaçadas de atores que buscam o estrelato. A atriz Julianne Moore recebeu o prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes do ano passado. O filme será exibido às 21h10.

O Cine Arte UFF fica na Reitoria, Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí, Niterói.

Acesse a programação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesa temática - História do Livro e da Biblioteca

A Biblioteca Central do Gragoatá informa sobre a sua 'mesa temática' que está localizada no 1º piso da biblioteca. Esta é mais uma das atividades que a BCG está promovendo em comemoração à "Semana Nacional do Livro e da Biblioteca". Venham conferir alguns dos títulos que contam a história do livro e da biblioteca!!!

12 de março - Dia do Bibliotecário!!!

Parabéns a todos os Bibliotecários que fazem dessa bela profissão um motivo a mais na ajuda ao próximo, trabalhando na organização e disseminação da informação, transformando-a em conhecimento. Fonte: Mensagem enviada por um colega Bibliotecário à Superintendente de Documentação da UFF.

Roda de conversa - Ex-líbris: a marca do dono do livro

Com o grande sucesso da exposição “ Niterói e os Ex-líbris ” e com o objetivo de promover a divulgação e o debate em torno dos ex-líbris, a Caçadora de Ex-líbris, a Biblioteca Central do Gragoatá e o Centro de Memória Fluminense convidam para a primeira 'Roda de conversa' sobre ex-líbris! Roda de conversa: Ex-líbris: a marca do dono do livro; Convidado: Luiz Felipe Stelling - Professor do IFRJ, pesquisador e colecionador de Ex-líbris; Tópicos: História dos ex-líbris, tipos de ex-líbris, sociedades de colecionadores e como se produzem os ex-líbris; Data: 29/09/23 - sexta-feira às 16h; Local: Biblioteca Central do Gragoatá - 1º piso. Evento presencial e gratuito, na ocasião haverá sorteio de brindes, não percam!!