terça-feira, 14 de abril de 2015

Espectadores y lectores frente a las pantallas: políticas para escenas emergentes

A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) convida para o evento “Espectadores y lectores frente a las pantallas: políticas para escenas emergentes”, com Ana Rosas Mantecón e Néstor Canclini*, no dia 16 de abril, às 17 horas, no auditório da FCRB.

A entrada é franca. Distribuição de senhas individuais a partir das 16h30. O evento será transmitido ao vivo pela internet.

Mesmo com as visões apocalípticas sobre o desaparecimento dos espectadores e leitores, hoje em dia, se veem mais filmes e se leem mais livros do que nunca. A novidade é a multiplicidade de formatos transmidiáticos, que se somam ao papel e as salas de cinema. Pouco sabemos sobre estas novas práticas e nossos esforços de pesquisa não se voltam a problematizar estes novos hábitos. Este quadro se repete quando identificamos que as políticas culturais estão focadas em cenários “pré-digitais” de promoção da leitura e de desenvolvimento do cinema nacional.

:: Ana Rosas Mantecón - antropóloga, professora e pesquisadora da Universidade Autonoma Metropolitana do México. É especialista em pesquisas sobre consumo cultural e recepção artística, com estudos sobre públicos de museus, cinema, televisão, rock, turismo cultural, representações do patrimônio arquitetônico em centros históricos, organizações que reúnem criatividade e inclusão social, assim como análises de políticas culturais urbanas. Seu próximo livro “Ir al cine. Antropologia de lós públicos” será publicado este ano pela editora Gedisa.

:: Nestor Garcia Canclini - professor na Universidade Autônoma Metropolitana do México. Foi professor visitante nas universidades de Austin, Duke, Nova Iorque, Stamford, Barcelona, Buenos Aires e São Paulo. Recebeu a bolsa Guggenheim e vários prêmios internacionais por seus livros, entre eles, o “book award de La Latin American Studies Association por Culturas híbridas, que foi publicado no Brasil pela EdUSP. Entre os livros editados no Brasil estão: Diferentes, desiguais e desconectados (UFRJ), Consumidores e Cidadãos (UFRJ) e A sociedade sem relato (EdUSP). Em 2014, recebeu o Prêmio Nacional de Ciências e Artes no México.

Os convidados falarão em espanhol. Sem tradução simultânea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Biblioteca Central do Gragoatá são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.