Pular para o conteúdo principal

História e Culturas Urbanas

Rio de Janeiro teatral

A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), recebe a palestra “Quando o Rio se divertia diferente: vida teatral na época de Martins Pena”, proferida pelo pesquisador Antonio Herculano Lopes (História/FCRB). O evento acontece no dia 28 de abril, às 18h, na sala de cursos, com entrada gratuita.

Ementa: A historiografia teatral considera que o nascimento do teatro brasileiro se dá em fins dos anos 1830 e nos anos 1840, quando em torno da figura de João Caetano aparecem as primeiras tragédias e comédias de autores nacionais. Mas como era a experiência de ir ao teatro naquela época? Em folhetim mantido no Jornal do Commercio entre 1846 e 1847, Martins Pena nos dá um quadro bastante vívido daquela que era a principal diversão dos fluminenses dos extratos médios e altos da população.

A apresentação faz parte da série História e culturas urbanas que acontece na última terça-feira de cada mês. A próxima edição será no dia 26 de maio, no mesmo horário, com a pesquisadora Jane Santucci, da Escola de Belas Artes da UFRJ, falando sobre o Rio de Janeiro nas crônicas dos anos de 1920.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesa temática - História do Livro e da Biblioteca

A Biblioteca Central do Gragoatá informa sobre a sua 'mesa temática' que está localizada no 1º piso da biblioteca. Esta é mais uma das atividades que a BCG está promovendo em comemoração à "Semana Nacional do Livro e da Biblioteca". Venham conferir alguns dos títulos que contam a história do livro e da biblioteca!!!

12 de março - Dia do Bibliotecário!!!

Parabéns a todos os Bibliotecários que fazem dessa bela profissão um motivo a mais na ajuda ao próximo, trabalhando na organização e disseminação da informação, transformando-a em conhecimento. Fonte: Mensagem enviada por um colega Bibliotecário à Superintendente de Documentação da UFF.

Roda de conversa - Ex-líbris: a marca do dono do livro

Com o grande sucesso da exposição “ Niterói e os Ex-líbris ” e com o objetivo de promover a divulgação e o debate em torno dos ex-líbris, a Caçadora de Ex-líbris, a Biblioteca Central do Gragoatá e o Centro de Memória Fluminense convidam para a primeira 'Roda de conversa' sobre ex-líbris! Roda de conversa: Ex-líbris: a marca do dono do livro; Convidado: Luiz Felipe Stelling - Professor do IFRJ, pesquisador e colecionador de Ex-líbris; Tópicos: História dos ex-líbris, tipos de ex-líbris, sociedades de colecionadores e como se produzem os ex-líbris; Data: 29/09/23 - sexta-feira às 16h; Local: Biblioteca Central do Gragoatá - 1º piso. Evento presencial e gratuito, na ocasião haverá sorteio de brindes, não percam!!