Pular para o conteúdo principal

Depois de junho: movimentos, impasses e novas instituições

A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) e a Universidade Nômade promovem, ao longo de 2015, o colóquio "Depois de junho: movimentos, impasses e novas instituições". O segundo encontro da série acontece no dia 9 de abril, quinta-feira, às 18 horas, na sala de cursos da FCRB. A entrada é franca.

II Colóquio:

:: A corrupção da democracia

Palestrantes: Giuseppe Cocco (UFRJ e Universidade Nômade), Luiz Eduardo Soares (Antropólogo – Uerj), Vera Rodrigues (Psicanalista) e Diogo Coelho (Jornalista).

Sobre os colóquios: Série iniciada em 2008. As primaveras árabes abriram um longo ciclo de revoluções e levantes que passaram por Grécia, Espanha, Estados Unidos, Turquia, Kiev e Brasil. Quando os movimentos pareciam ter perdido fôlego, surge na Grécia o Syriza que ganha as eleições. Na Espanha, uma formação de novo tipo – o Podemos – mostra-se capaz de ganhar as próximas eleições. Esse quadro nos sugere algumas questões:
Estamos diante de uma nova forma de partido, de um partido-movimento ou apenas do refluxo dos movimentos dentro de formas de representação apenas superficialmente novas?
No Brasil, o governo reeleito tem grandes dificuldades para manter suas promessas eleitorais e implementa um ajuste fiscal de tipo neoliberal. O horizonte é o da volta do movimento de junho ou da multiplicação de iniciativas no sentido da invenção de novas formas institucionais?

Organizado por Giuseppe Cocco (PPGCO/UFRJ e Universidade Nômade), Mauricio Siqueira (FCRB) e Barbara Szaniecki (Uerj e Uninômade).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesa temática - História do Livro e da Biblioteca

A Biblioteca Central do Gragoatá informa sobre a sua 'mesa temática' que está localizada no 1º piso da biblioteca. Esta é mais uma das atividades que a BCG está promovendo em comemoração à "Semana Nacional do Livro e da Biblioteca". Venham conferir alguns dos títulos que contam a história do livro e da biblioteca!!!

12 de março - Dia do Bibliotecário!!!

Parabéns a todos os Bibliotecários que fazem dessa bela profissão um motivo a mais na ajuda ao próximo, trabalhando na organização e disseminação da informação, transformando-a em conhecimento. Fonte: Mensagem enviada por um colega Bibliotecário à Superintendente de Documentação da UFF.

Roda de conversa - Ex-líbris: a marca do dono do livro

Com o grande sucesso da exposição “ Niterói e os Ex-líbris ” e com o objetivo de promover a divulgação e o debate em torno dos ex-líbris, a Caçadora de Ex-líbris, a Biblioteca Central do Gragoatá e o Centro de Memória Fluminense convidam para a primeira 'Roda de conversa' sobre ex-líbris! Roda de conversa: Ex-líbris: a marca do dono do livro; Convidado: Luiz Felipe Stelling - Professor do IFRJ, pesquisador e colecionador de Ex-líbris; Tópicos: História dos ex-líbris, tipos de ex-líbris, sociedades de colecionadores e como se produzem os ex-líbris; Data: 29/09/23 - sexta-feira às 16h; Local: Biblioteca Central do Gragoatá - 1º piso. Evento presencial e gratuito, na ocasião haverá sorteio de brindes, não percam!!