Pular para o conteúdo principal

Memória & Informação

Reconstruir o Rio de Janeiro através de fotografias e mapas, este é um dos objetivos da pesquisa da arquiteta italiana Maria Pace Chiavari. A doutora em urbanismo ministrará a palestra “O plano visual de uma capital em transformação. O retrato do Rio de Janeiro nos álbuns fotográficos governamentais (1906-1922)”, no dia 8 de abril, às 14h30, na sala de cursos da Fundação Casa de Rui Barbosa. A entrada é franca.

Ementa: A linha principal da pesquisa consiste em demonstrar o papel desenvolvido pela imagem no discurso da história urbana e dessa forma “transformar as artes visuais em urbanismo” (G. C. Argan). A leitura das imagens fotográficas urbanas contidas em álbuns produzidos pelo governo republicano e sua contextualização em mapas de referência permitem reconstruir o plano visual da Capital Federal realizado sob a gestão do novo regime, durante as primeiras duas décadas do século XX.

Os álbuns selecionados são Av. Central, 8 de março de 1903 - 15 de novembro de 1906, de Marc Ferrez, Vues de Rio de Janeiro – Brésil (~1910) Phot. Musso, e Álbum da Cidade do Rio de Janeiro comemorativo do 1º Centenário da Independência do Brasil 1822-1922. Augusto Malta, Huberti & Baer, S. Hygas, Bippus, Lopes e outros autores.

Sobre a palestrante: Maria Pace Chiavari é italiana, formada em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura de Florença (Itália) e Doutora em Urbanismo pelo PROURB (UFRJ). É autora de publicações relacionadas ao Rio de Janeiro como: “As transformações urbanas do século XIX” em O Rio de Janeiro de Pereira Passos (1895), “Novo olhar, nova tecnologia, o princípio da modernidade" em A paisagem desenhada: O Rio de Janeiro de Pereira Passos (1994) e o livro “Rio Preservação e Modernidade” (1998).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Piscina do Instituto de Educação Física está aberta ao uso da comunidade da UFF

O Instituto de Educação Física da UFF está disponibilizando sua piscina aquecida para professores, funcionários e alunos da universidade praticarem nado livre. Só poderão usar a piscina apenas aqueles que já souberem nadar, pois não haverá nenhum instrutor responsável pelo ensino de natação. Para ter acesso, os interessados deverão comparecer à secretaria do instituto para realizar inscrição e exame médico, levando uma foto 3x4 e carteira de estudante ou contracheque, a fim de comprovar vínculo com a universidade. Os exames poderão ser realizados às segundas, terças e quintas-feiras, das 16h às 18h. O Instituto fica no Campus Esportivo do Gragoatá, na Rua Visconde do Rio Branco, s/n, São Domingos, Niterói. --> Consulte os horários para uso da piscina (nado livre). Fonte: UFF Notícias - Superintendência de Comunicação Social (SCS)

Livro reúne contos e crônicas em comemoração dos 30 anos da Biblioteca Central do Gragoatá

Com organização de Debora do Nascimento e Flávio Ferreira Júnior, “Entre livros, histórias e memórias: uma coletânea afetiva em comemoração dos 30 anos da Biblioteca Central do Gragoatá – UFF” (Eduff, 2025) reúne textos literários escritos por estudantes, egressos, servidores e prestadores de serviço da UFF sobre a temática “biblioteca”. A obra é fruto de um edital que selecionou contos e crônicas para integrar a publicação que celebra as três décadas de fundação da BCG, uma das 30 bibliotecas do Sistema de Bibliotecas da UFF. Leia mais. Fonte: Universidade Federal Fluminense

Novas regras de uso do piano da BCG

As regras de uso do piano da Biblioteca Central do Gragoatá mudaram!!! Agora, não será mais preciso preencher o formulário para o uso com dias e horários fixos, basta assinar o termo de responsabilidade que fica na portaria, toda vez que o músico/pianista vier tocar, observando as seguintes regras: 📌O piano só pode ser tocado de segunda a sexta-feira das 8h às 11h e das 17h às 20h; 📌Cada músico/pianista pode tocar o piano somente 1 hora por dia; 📌É necessário ter experiência musical em pianos, teclados e/ou outros instrumentos musicais; 📌O músico/pianista pode ser responsabilizado por danos materiais decorrentes da má utilização do piano e por informações falsas a respeito da experiência musical. É músico/pianista!? Então é só chegar e tocar aquela música boa!!