terça-feira, 14 de abril de 2015

Conferência A dialética de Yang-Mills-Shaw e os neutrinos sociais

A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) recebe a conferência A dialética de Yang-Mills-Shaw e os neutrinos sociais, ministrada pelo prof. dr. José Abdalla Helayël-Neto. O evento acontece no dia 15 de abril, às 15 horas, na sala de cursos da FCRB.

O professor falará sobre seu trabalho à frente do PVNC-Petrópolis, movimento social na área de educação comunitária ligado ao grupo de pesquisa de “Física e Humanidades”, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCTI).

A proposta do curso PVNC-Petrópolis é incentivar o desenvolvimento do pensamento científico em jovens e adultos das classes populares na cidade serrana. O Pré-Vestibular Comunitário vai além do preparo para ingresso nas universidades públicas e se dedica a incluir seus alunos no universo do conhecimento e das ideias.

A palestra, mediada pela pesquisadora Isabel Lustosa, abordará os resultados positivos desse trabalho educacional que teve início em 1994. A apresentação do professor Abdalla será uma oportunidade para saber mais sobre história do projeto que, além de colaborar para a formação de muitos Mestres e Doutores, torna mais clara e perceptível relação da Ciência com a Sociedade.

:: Sobre o palestrante:
José Abdalla Helayël-Neto, natural de Rio Bonito - RJ, é Bacharel e Mestre em Física pela PUC - RJ e MPh e PhD em Física pela International School for Advanced Studies in Trieste, onde realizou a sua formação no Grupo de Pesquisa do Prof. Abdus Salam, Nobel de Física de 1979. No CBPF-MCTI, desenvolve pesquisa na área das Teorias para as Interações Fundamentais. Dedica-se também à Educação para as Ciências e é fundador e professor do PVNC-Petrópolis, núcleo de extensão cuja missão é motivar e formar novas gerações de cientistas oriundos das camadas mais pobres da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Biblioteca Central do Gragoatá são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.