Pular para o conteúdo principal

Abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes é tema de oficina na Faculdade de Educação

Renata Cunha

O abuso e a exploração sexual afetam crianças e adolescentes em todo o país. Por vezes silencioso, o problema inclusive pode acontecer dentro das casas das vítimas. Para contribuir com a luta contra a violação de direitos, no dia 18 de novembro a Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense promove o workshop “Abuso e exploração de crianças e adolescentes: o uso de uma tecnologia social na formação profissional e na promoção de uma cultura de direitos humanos”. A UFF é parceira da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) na execução do evento, com recursos da Faperj.

O workshop ocorre das 9h às 17h, no Auditório Paulo Freire, sala 318 do Bloco D, Campus do Gragoatá, São Domingos, Niterói. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail eventoguiaescolar@gmail.com.

Tendo como público-alvo graduandos, pós-graduandos, professores e profissionais das redes de educação e de saúde, a oficina se debruçará sobre o Guia Escolar para Identificação de Sinais de Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a fim de disseminar informação e promover a construção de propostas para implementação nas escolas e formação de uma rede de proteção de crianças e adolescentes.

Em sua terceira edição, revista e atualizada, o guia escolar será distribuído a todos os participantes e servirá de referência para o desenvolvimento de uma cultura de direitos humanos e para a formação de profissionais e estudantes. O material foi publicado a partir de uma parceria entre a UFRJ, a UFRRJ, o Comitê Nacional para o Enfrentamento do Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (Secad/MEC).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesa temática - História do Livro e da Biblioteca

A Biblioteca Central do Gragoatá informa sobre a sua 'mesa temática' que está localizada no 1º piso da biblioteca. Esta é mais uma das atividades que a BCG está promovendo em comemoração à "Semana Nacional do Livro e da Biblioteca". Venham conferir alguns dos títulos que contam a história do livro e da biblioteca!!!

Mostra: Emoções em Movimento

A Biblioteca Central do Gragoatá, por meio do projeto #ocupabcg apresenta a "Mostra: Emoções em Movimento", de Yanam Queiroz, uma jovem artista preta, autodidata, nascida em São Gonçalo e graduanda em Serviço Social na UFF!!! No seu trabalho, através da arte abstrata ou figurativa, busca tratar de temas relacionados à espiritualidade e às diversas dimensões da existência humana, principalmente as que permeiam a vivência negra. Nesta mostra de arte, a artista utiliza dos movimentos e das cores para falar sobre sentimentos e conflitos da própria existência humana!! A mostra ficará em exposição no 1º piso da BCG, de 3 de abril a 5 de junho de 2023, venham conferir!!!

12 de março - Dia do Bibliotecário!!!

Parabéns a todos os Bibliotecários que fazem dessa bela profissão um motivo a mais na ajuda ao próximo, trabalhando na organização e disseminação da informação, transformando-a em conhecimento. Fonte: Mensagem enviada por um colega Bibliotecário à Superintendente de Documentação da UFF.