Pular para o conteúdo principal

Novo sistema de automação será implantado nas Bibliotecas

Paula Rodrigues

A partir do dia 25 de novembro, as 26 bibliotecas da UFF, ligadas à Superintendência de Documentação (SDC), terão um novo sistema de automação. A iniciativa surge a partir de uma demanda dos usuários por maior agilidade no serviço e da necessidade de uma atualização tecnológica e dos dados, visto que o sistema, que será substituído, foi implantado há mais de dez anos.

O objetivo principal é facilitar o empréstimo eletrônico e o acesso ao catálogo on-line. “Atualmente a estrutura não atende às demandas da administração das bibliotecas e do usuário final. O sistema vai melhorar o acesso ao acervo do espaço e à pesquisa através de um software de gerenciamento integrado de informação”, afirma a coordenadora das bibliotecas, Sandra Coelho.

O processo de migração dos sistemas e transferência de dados já começou e foi planejado de forma a torná-lo o mais suave possível e garantir o mínimo de interrupção dos serviços. A coordenadora ressalta ainda que apesar do antigo desejo de mudança, este não é um processo simples, porque envolve todo um trabalho de pesquisa junto aos profissionais da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesa temática - História do Livro e da Biblioteca

A Biblioteca Central do Gragoatá informa sobre a sua 'mesa temática' que está localizada no 1º piso da biblioteca. Esta é mais uma das atividades que a BCG está promovendo em comemoração à "Semana Nacional do Livro e da Biblioteca". Venham conferir alguns dos títulos que contam a história do livro e da biblioteca!!!

12 de março - Dia do Bibliotecário!!!

Parabéns a todos os Bibliotecários que fazem dessa bela profissão um motivo a mais na ajuda ao próximo, trabalhando na organização e disseminação da informação, transformando-a em conhecimento. Fonte: Mensagem enviada por um colega Bibliotecário à Superintendente de Documentação da UFF.

Roda de conversa - Ex-líbris: a marca do dono do livro

Com o grande sucesso da exposição “ Niterói e os Ex-líbris ” e com o objetivo de promover a divulgação e o debate em torno dos ex-líbris, a Caçadora de Ex-líbris, a Biblioteca Central do Gragoatá e o Centro de Memória Fluminense convidam para a primeira 'Roda de conversa' sobre ex-líbris! Roda de conversa: Ex-líbris: a marca do dono do livro; Convidado: Luiz Felipe Stelling - Professor do IFRJ, pesquisador e colecionador de Ex-líbris; Tópicos: História dos ex-líbris, tipos de ex-líbris, sociedades de colecionadores e como se produzem os ex-líbris; Data: 29/09/23 - sexta-feira às 16h; Local: Biblioteca Central do Gragoatá - 1º piso. Evento presencial e gratuito, na ocasião haverá sorteio de brindes, não percam!!