Pular para o conteúdo principal

Jornada discute o sujeito contemporâneo e seus arquivos

Frederico Canequela

O Laboratório Arquivos do Sujeito (LAS) promove jornada com o tema "O indizível, o ininteligível e o imperceptível: o sujeito contemporâneo e seus arquivos". O evento ocorrerá no dia 3 de dezembro, das 10h45 às 20h, na sala 218C do Instituto de Letras, Bloco C, Campus do Gragoatá, São Domingos, Niterói.

Discutir e analisar a subjetividade em suas mais diversas materialidades textuais, orais, visuais e digitais é o principal objetivo do LAS. Para além disso, visa construir um arquivo digital sobre o sujeito na contemporaneidade que possa servir de base de estudos tanto para os pesquisadores do laboratório, como para demais interessados em partilhar discussões nessa temática.

O LAS foi fundado por professores do Departamento de Ciências da Linguagem da UFF e é constituído pelo Grupo de Teoria do Discurso (GTDIS), um grupo formado por pesquisadores de várias instituições universitárias brasileiras, e também por doutorandos, mestrandos e graduandos em iniciação científica.

Ao congregar estudiosos em análise do discurso e em psicanálise, o LAS promove encontros virtuais e presenciais durante os quais discute teorias, redige coletivamente uma enciclopédia virtual (Wiki GTDIS) e organiza uma coletânea intitulada “Discurso e…”.

- Confira a programação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesa temática - História do Livro e da Biblioteca

A Biblioteca Central do Gragoatá informa sobre a sua 'mesa temática' que está localizada no 1º piso da biblioteca. Esta é mais uma das atividades que a BCG está promovendo em comemoração à "Semana Nacional do Livro e da Biblioteca". Venham conferir alguns dos títulos que contam a história do livro e da biblioteca!!!

12 de março - Dia do Bibliotecário!!!

Parabéns a todos os Bibliotecários que fazem dessa bela profissão um motivo a mais na ajuda ao próximo, trabalhando na organização e disseminação da informação, transformando-a em conhecimento. Fonte: Mensagem enviada por um colega Bibliotecário à Superintendente de Documentação da UFF.

Roda de conversa - Ex-líbris: a marca do dono do livro

Com o grande sucesso da exposição “ Niterói e os Ex-líbris ” e com o objetivo de promover a divulgação e o debate em torno dos ex-líbris, a Caçadora de Ex-líbris, a Biblioteca Central do Gragoatá e o Centro de Memória Fluminense convidam para a primeira 'Roda de conversa' sobre ex-líbris! Roda de conversa: Ex-líbris: a marca do dono do livro; Convidado: Luiz Felipe Stelling - Professor do IFRJ, pesquisador e colecionador de Ex-líbris; Tópicos: História dos ex-líbris, tipos de ex-líbris, sociedades de colecionadores e como se produzem os ex-líbris; Data: 29/09/23 - sexta-feira às 16h; Local: Biblioteca Central do Gragoatá - 1º piso. Evento presencial e gratuito, na ocasião haverá sorteio de brindes, não percam!!