Pular para o conteúdo principal

Memória & Informação

A série Memória & Informação apresenta a palestra "Acervos Digitais – Instituto Antonio Carlos Jobim", ministrada por Paulo Jobim, diretor do Instituto e pela designer Renata Ratto. A conferência acontece no dia 6 de novembro, quarta-feira, às 14h30, na sala de cursos da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB). A entrada é franca.

:: Ementa:

Serão abordados os seguintes tópicos:
- Catalogação dos acervos através do DSpace
- Formato de arquivos armazenados (fotos / áudios / vídeos)
- Modificações estruturais e visuais no DSpace
- Hotsite que utiliza a base de dados do DSpace

:: Sobre a instituição:

O Instituto Antonio Carlos Jobim desenvolve projetos de catalogação, conservação e disponibilização de acervos digitais de artistas que representam o Brasil. Atualmente, o espaço digital do Instituto abriga os acervos dos artistas: Tom Jobim, Lucio Costa, Dorival Caymmi, Chico Buarque, Gilberto Gil e Milton Nascimento. O acervo de Paulo Moura está em fase de construção. A equipe do Instituto é bem diversificada, composta por músicos, pesquisadores, historiadores, designers e arquitetos, agregando qualidade à catalogação de cada acervo.

::
Palestrantes:

Paulo Jobim é fundador e diretor do Instituto Antonio Carlos Jobim. Ele é músico, produtor musical, arquiteto e consultor de acervos digitais. Programou o portal www.jobim.org através do software livre DSPACE, do qual é colaborador, junto ao Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Renata Ratto é designer formada pela Escola Superior de Desenho Industrial (Uerj), com experiência nas áreas de design gráfico, editorial e produção cultural. Como designer do Instituto Antonio Carlos Jobim, ela gerencia, junto a Paulo Jobim, o desenvolvimento e aprimoramento do portal www.jobim.org.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Piscina do Instituto de Educação Física está aberta ao uso da comunidade da UFF

O Instituto de Educação Física da UFF está disponibilizando sua piscina aquecida para professores, funcionários e alunos da universidade praticarem nado livre. Só poderão usar a piscina apenas aqueles que já souberem nadar, pois não haverá nenhum instrutor responsável pelo ensino de natação. Para ter acesso, os interessados deverão comparecer à secretaria do instituto para realizar inscrição e exame médico, levando uma foto 3x4 e carteira de estudante ou contracheque, a fim de comprovar vínculo com a universidade. Os exames poderão ser realizados às segundas, terças e quintas-feiras, das 16h às 18h. O Instituto fica no Campus Esportivo do Gragoatá, na Rua Visconde do Rio Branco, s/n, São Domingos, Niterói. --> Consulte os horários para uso da piscina (nado livre). Fonte: UFF Notícias - Superintendência de Comunicação Social (SCS)

Novas regras de uso do piano da BCG

As regras de uso do piano da Biblioteca Central do Gragoatá mudaram!!! Agora, não será mais preciso preencher o formulário para o uso com dias e horários fixos, basta assinar o termo de responsabilidade que fica na portaria, toda vez que o músico/pianista vier tocar, observando as seguintes regras: 📌O piano só pode ser tocado de segunda a sexta-feira das 8h às 11h e das 17h às 20h; 📌Cada músico/pianista pode tocar o piano somente 1 hora por dia; 📌É necessário ter experiência musical em pianos, teclados e/ou outros instrumentos musicais; 📌O músico/pianista pode ser responsabilizado por danos materiais decorrentes da má utilização do piano e por informações falsas a respeito da experiência musical. É músico/pianista!? Então é só chegar e tocar aquela música boa!!

Livro reúne contos e crônicas em comemoração dos 30 anos da Biblioteca Central do Gragoatá

Com organização de Debora do Nascimento e Flávio Ferreira Júnior, “Entre livros, histórias e memórias: uma coletânea afetiva em comemoração dos 30 anos da Biblioteca Central do Gragoatá – UFF” (Eduff, 2025) reúne textos literários escritos por estudantes, egressos, servidores e prestadores de serviço da UFF sobre a temática “biblioteca”. A obra é fruto de um edital que selecionou contos e crônicas para integrar a publicação que celebra as três décadas de fundação da BCG, uma das 30 bibliotecas do Sistema de Bibliotecas da UFF. Leia mais. Fonte: Universidade Federal Fluminense