Pular para o conteúdo principal

Livro apresenta a experiência dos bancos comunitários do Preventório e de Saracuruna

Renata Cunha

Professora do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia da UFF, Bárbara Heliodora França lança no dia 6 de novembro o livro “Bancos Comunitários do Preventório e de Saracuruna”. O título, publicado pela Editora da UFF (Eduff), será lançado às 18h, na sala 506, Bloco A, Campus do Gragoatá, São Domingos, Niterói.

Coletânea de textos escritos por acadêmicos da UFF, pela empresa Ampla, financiadora do projeto, e pelos moradores das comunidades, o livro trata da criação e manutenção desses dois bancos, nas cidades fluminenses de Niterói e Duque de Caxias. Os artigos apresentam a pluralidade de visões e relatos daqueles que fazem parte dos bancos comunitários, visando transpor ao público o espírito coletivo característico do projeto.

Criados em 2011, a partir da Incubadora de Empreendimentos em Economia Solidária (Iees) da UFF, então coordenado por Bárbara França, os bancos comunitários já sobrevivem há mais tempo do que a maioria dos empreendimentos no Brasil. A primeira etapa foi superada e, aos poucos, passam a entender suas respectivas importâncias como agentes de microcrédito na região, além de transformarem o espaço onde atuam.

O Banco do Preventório foi objeto de uma reportagem na segunda edição da Revista UFF. Leia esta e outras matérias da revista aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesa temática - História do Livro e da Biblioteca

A Biblioteca Central do Gragoatá informa sobre a sua 'mesa temática' que está localizada no 1º piso da biblioteca. Esta é mais uma das atividades que a BCG está promovendo em comemoração à "Semana Nacional do Livro e da Biblioteca". Venham conferir alguns dos títulos que contam a história do livro e da biblioteca!!!

12 de março - Dia do Bibliotecário!!!

Parabéns a todos os Bibliotecários que fazem dessa bela profissão um motivo a mais na ajuda ao próximo, trabalhando na organização e disseminação da informação, transformando-a em conhecimento. Fonte: Mensagem enviada por um colega Bibliotecário à Superintendente de Documentação da UFF.

Roda de conversa - Ex-líbris: a marca do dono do livro

Com o grande sucesso da exposição “ Niterói e os Ex-líbris ” e com o objetivo de promover a divulgação e o debate em torno dos ex-líbris, a Caçadora de Ex-líbris, a Biblioteca Central do Gragoatá e o Centro de Memória Fluminense convidam para a primeira 'Roda de conversa' sobre ex-líbris! Roda de conversa: Ex-líbris: a marca do dono do livro; Convidado: Luiz Felipe Stelling - Professor do IFRJ, pesquisador e colecionador de Ex-líbris; Tópicos: História dos ex-líbris, tipos de ex-líbris, sociedades de colecionadores e como se produzem os ex-líbris; Data: 29/09/23 - sexta-feira às 16h; Local: Biblioteca Central do Gragoatá - 1º piso. Evento presencial e gratuito, na ocasião haverá sorteio de brindes, não percam!!