Pular para o conteúdo principal

Seminário discutirá direitos de pessoas com HIV

Luiza Gould

Os direitos de pessoas com vírus HIV serão levantados e discutidos no 3º Seminário Nacional para o Enfrentamento da Discriminação, Criminalização e Violação de Direitos no Contexto do HIV e Aids. O evento será realizado nos dias 26 e 27 de novembro, no Teatro Popular Oscar Niemeyer, em Niterói, e conta com a organização do Instituto de Saúde da Comunidade da UFF, do Grupo Pela Vidda, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud Brasil) e do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da UFRJ.

Além de trocar informações a respeito dos direitos humanos de pessoas com HIV, o seminário tem também o objetivo de promover reflexão sobre os temas: programas e campanhas de prevenção à Aids; estigma e discriminação ainda existente na sociedade; acesso a mercado trabalho; novas técnicas de diagnóstico e tratamento precoce da doença; retrocessos e censuras nas políticas além de aspectos jurídicos referentes à previdência e assistência social para portadores do HIV.

Com a iniciativa de dialogar sobre o HIV e os direitos, espera-se dar desdobramento no Brasil às conclusões e recomendações do relatório produzido pela Comissão Global sobre o HIV e o Direito. A comissão estudou o impacto da aplicação da legislação, principalmente no que se refere à importância de remover leis e coibir práticas que reforçam o estigma e a discriminação.

É esperado um público de cerca de 250 pessoas que trabalham com os temas abordados, como gestores públicos, juristas, sociólogos, antropólogos, profissionais de saúde e integrantes de organizações não-governamentais. O Teatro Popular Oscar Niemeyer fica no Caminho Niemeyer, localizado atrás do Terminal Rodoviário João Goulart, na Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/n, Niterói.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesa temática - História do Livro e da Biblioteca

A Biblioteca Central do Gragoatá informa sobre a sua 'mesa temática' que está localizada no 1º piso da biblioteca. Esta é mais uma das atividades que a BCG está promovendo em comemoração à "Semana Nacional do Livro e da Biblioteca". Venham conferir alguns dos títulos que contam a história do livro e da biblioteca!!!

12 de março - Dia do Bibliotecário!!!

Parabéns a todos os Bibliotecários que fazem dessa bela profissão um motivo a mais na ajuda ao próximo, trabalhando na organização e disseminação da informação, transformando-a em conhecimento. Fonte: Mensagem enviada por um colega Bibliotecário à Superintendente de Documentação da UFF.

Roda de conversa - Ex-líbris: a marca do dono do livro

Com o grande sucesso da exposição “ Niterói e os Ex-líbris ” e com o objetivo de promover a divulgação e o debate em torno dos ex-líbris, a Caçadora de Ex-líbris, a Biblioteca Central do Gragoatá e o Centro de Memória Fluminense convidam para a primeira 'Roda de conversa' sobre ex-líbris! Roda de conversa: Ex-líbris: a marca do dono do livro; Convidado: Luiz Felipe Stelling - Professor do IFRJ, pesquisador e colecionador de Ex-líbris; Tópicos: História dos ex-líbris, tipos de ex-líbris, sociedades de colecionadores e como se produzem os ex-líbris; Data: 29/09/23 - sexta-feira às 16h; Local: Biblioteca Central do Gragoatá - 1º piso. Evento presencial e gratuito, na ocasião haverá sorteio de brindes, não percam!!