Pular para o conteúdo principal

Seminário discutirá direitos de pessoas com HIV

Luiza Gould

Os direitos de pessoas com vírus HIV serão levantados e discutidos no 3º Seminário Nacional para o Enfrentamento da Discriminação, Criminalização e Violação de Direitos no Contexto do HIV e Aids. O evento será realizado nos dias 26 e 27 de novembro, no Teatro Popular Oscar Niemeyer, em Niterói, e conta com a organização do Instituto de Saúde da Comunidade da UFF, do Grupo Pela Vidda, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud Brasil) e do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da UFRJ.

Além de trocar informações a respeito dos direitos humanos de pessoas com HIV, o seminário tem também o objetivo de promover reflexão sobre os temas: programas e campanhas de prevenção à Aids; estigma e discriminação ainda existente na sociedade; acesso a mercado trabalho; novas técnicas de diagnóstico e tratamento precoce da doença; retrocessos e censuras nas políticas além de aspectos jurídicos referentes à previdência e assistência social para portadores do HIV.

Com a iniciativa de dialogar sobre o HIV e os direitos, espera-se dar desdobramento no Brasil às conclusões e recomendações do relatório produzido pela Comissão Global sobre o HIV e o Direito. A comissão estudou o impacto da aplicação da legislação, principalmente no que se refere à importância de remover leis e coibir práticas que reforçam o estigma e a discriminação.

É esperado um público de cerca de 250 pessoas que trabalham com os temas abordados, como gestores públicos, juristas, sociólogos, antropólogos, profissionais de saúde e integrantes de organizações não-governamentais. O Teatro Popular Oscar Niemeyer fica no Caminho Niemeyer, localizado atrás do Terminal Rodoviário João Goulart, na Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/n, Niterói.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Piscina do Instituto de Educação Física está aberta ao uso da comunidade da UFF

O Instituto de Educação Física da UFF está disponibilizando sua piscina aquecida para professores, funcionários e alunos da universidade praticarem nado livre. Só poderão usar a piscina apenas aqueles que já souberem nadar, pois não haverá nenhum instrutor responsável pelo ensino de natação. Para ter acesso, os interessados deverão comparecer à secretaria do instituto para realizar inscrição e exame médico, levando uma foto 3x4 e carteira de estudante ou contracheque, a fim de comprovar vínculo com a universidade. Os exames poderão ser realizados às segundas, terças e quintas-feiras, das 16h às 18h. O Instituto fica no Campus Esportivo do Gragoatá, na Rua Visconde do Rio Branco, s/n, São Domingos, Niterói. --> Consulte os horários para uso da piscina (nado livre). Fonte: UFF Notícias - Superintendência de Comunicação Social (SCS)

Livro reúne contos e crônicas em comemoração dos 30 anos da Biblioteca Central do Gragoatá

Com organização de Debora do Nascimento e Flávio Ferreira Júnior, “Entre livros, histórias e memórias: uma coletânea afetiva em comemoração dos 30 anos da Biblioteca Central do Gragoatá – UFF” (Eduff, 2025) reúne textos literários escritos por estudantes, egressos, servidores e prestadores de serviço da UFF sobre a temática “biblioteca”. A obra é fruto de um edital que selecionou contos e crônicas para integrar a publicação que celebra as três décadas de fundação da BCG, uma das 30 bibliotecas do Sistema de Bibliotecas da UFF. Leia mais. Fonte: Universidade Federal Fluminense

Novas regras de uso do piano da BCG

As regras de uso do piano da Biblioteca Central do Gragoatá mudaram!!! Agora, não será mais preciso preencher o formulário para o uso com dias e horários fixos, basta assinar o termo de responsabilidade que fica na portaria, toda vez que o músico/pianista vier tocar, observando as seguintes regras: 📌O piano só pode ser tocado de segunda a sexta-feira das 8h às 11h e das 17h às 20h; 📌Cada músico/pianista pode tocar o piano somente 1 hora por dia; 📌É necessário ter experiência musical em pianos, teclados e/ou outros instrumentos musicais; 📌O músico/pianista pode ser responsabilizado por danos materiais decorrentes da má utilização do piano e por informações falsas a respeito da experiência musical. É músico/pianista!? Então é só chegar e tocar aquela música boa!!