quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Seminário discutirá direitos de pessoas com HIV

Luiza Gould

Os direitos de pessoas com vírus HIV serão levantados e discutidos no 3º Seminário Nacional para o Enfrentamento da Discriminação, Criminalização e Violação de Direitos no Contexto do HIV e Aids. O evento será realizado nos dias 26 e 27 de novembro, no Teatro Popular Oscar Niemeyer, em Niterói, e conta com a organização do Instituto de Saúde da Comunidade da UFF, do Grupo Pela Vidda, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud Brasil) e do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da UFRJ.

Além de trocar informações a respeito dos direitos humanos de pessoas com HIV, o seminário tem também o objetivo de promover reflexão sobre os temas: programas e campanhas de prevenção à Aids; estigma e discriminação ainda existente na sociedade; acesso a mercado trabalho; novas técnicas de diagnóstico e tratamento precoce da doença; retrocessos e censuras nas políticas além de aspectos jurídicos referentes à previdência e assistência social para portadores do HIV.

Com a iniciativa de dialogar sobre o HIV e os direitos, espera-se dar desdobramento no Brasil às conclusões e recomendações do relatório produzido pela Comissão Global sobre o HIV e o Direito. A comissão estudou o impacto da aplicação da legislação, principalmente no que se refere à importância de remover leis e coibir práticas que reforçam o estigma e a discriminação.

É esperado um público de cerca de 250 pessoas que trabalham com os temas abordados, como gestores públicos, juristas, sociólogos, antropólogos, profissionais de saúde e integrantes de organizações não-governamentais. O Teatro Popular Oscar Niemeyer fica no Caminho Niemeyer, localizado atrás do Terminal Rodoviário João Goulart, na Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/n, Niterói.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Biblioteca Central do Gragoatá são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.