terça-feira, 26 de novembro de 2013

UFF sedia simpósio nacional para a criação de novas palavras em Libras na área do ensino superior

Frederico Canequela

Aproximar as pessoas envolvidas no estudo da língua brasileira de sinais (Libras) e propagar um novo modelo de sinais, apontando novos caminhos e a responsabilidade compartilhada no estudo de Libras. Este será o tema do 1º Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento de Produtos e Processos na Perspectiva da Surdez: Sinais em Foco.

O evento está marcado para os dias 27, das 8h às 17h, no auditório da Escola de Serviço Social, Bloco E, e 28 de novembro, das 8h às 16h, no auditório da Faculdade de Economia, Bloco F, ambos no Campus do Gragoatá, São Domingos, Niterói.

Segundo a coordenadora do Laboratório de Química, Educação e Modelagem Molecular (Labiemol), Helena Carla Castro, "por ser recente, a Libras carece de vários sinais para palavras da área de ciência, tecnologia e ensino superior, como, por exemplo: proteína, molécula, entre outras. Por isso, decidimos reunir profissionais da área para a criação dos sinais que faltam. Será um encontro integrado com a comunidade surda, e continuado, porque pretendemos realizá-lo anualmente", enfatiza.

Durante o Simpósio, professores e/ou pesquisadores acadêmicos, junto à comunidade surda, irão promover diálogos importantes para o enriquecimento da Libras ao comparar informações e metodologias envolvidas na criação, validação e divulgação de sinais, ressaltando a importância da discussão sobre o tema.

Outras informações em sinaisemfoco.blogspot.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Biblioteca Central do Gragoatá são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.