Pular para o conteúdo principal

UFF sedia simpósio nacional para a criação de novas palavras em Libras na área do ensino superior

Frederico Canequela

Aproximar as pessoas envolvidas no estudo da língua brasileira de sinais (Libras) e propagar um novo modelo de sinais, apontando novos caminhos e a responsabilidade compartilhada no estudo de Libras. Este será o tema do 1º Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento de Produtos e Processos na Perspectiva da Surdez: Sinais em Foco.

O evento está marcado para os dias 27, das 8h às 17h, no auditório da Escola de Serviço Social, Bloco E, e 28 de novembro, das 8h às 16h, no auditório da Faculdade de Economia, Bloco F, ambos no Campus do Gragoatá, São Domingos, Niterói.

Segundo a coordenadora do Laboratório de Química, Educação e Modelagem Molecular (Labiemol), Helena Carla Castro, "por ser recente, a Libras carece de vários sinais para palavras da área de ciência, tecnologia e ensino superior, como, por exemplo: proteína, molécula, entre outras. Por isso, decidimos reunir profissionais da área para a criação dos sinais que faltam. Será um encontro integrado com a comunidade surda, e continuado, porque pretendemos realizá-lo anualmente", enfatiza.

Durante o Simpósio, professores e/ou pesquisadores acadêmicos, junto à comunidade surda, irão promover diálogos importantes para o enriquecimento da Libras ao comparar informações e metodologias envolvidas na criação, validação e divulgação de sinais, ressaltando a importância da discussão sobre o tema.

Outras informações em sinaisemfoco.blogspot.com.br.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesa temática - História do Livro e da Biblioteca

A Biblioteca Central do Gragoatá informa sobre a sua 'mesa temática' que está localizada no 1º piso da biblioteca. Esta é mais uma das atividades que a BCG está promovendo em comemoração à "Semana Nacional do Livro e da Biblioteca". Venham conferir alguns dos títulos que contam a história do livro e da biblioteca!!!

12 de março - Dia do Bibliotecário!!!

Parabéns a todos os Bibliotecários que fazem dessa bela profissão um motivo a mais na ajuda ao próximo, trabalhando na organização e disseminação da informação, transformando-a em conhecimento. Fonte: Mensagem enviada por um colega Bibliotecário à Superintendente de Documentação da UFF.

Roda de conversa - Ex-líbris: a marca do dono do livro

Com o grande sucesso da exposição “ Niterói e os Ex-líbris ” e com o objetivo de promover a divulgação e o debate em torno dos ex-líbris, a Caçadora de Ex-líbris, a Biblioteca Central do Gragoatá e o Centro de Memória Fluminense convidam para a primeira 'Roda de conversa' sobre ex-líbris! Roda de conversa: Ex-líbris: a marca do dono do livro; Convidado: Luiz Felipe Stelling - Professor do IFRJ, pesquisador e colecionador de Ex-líbris; Tópicos: História dos ex-líbris, tipos de ex-líbris, sociedades de colecionadores e como se produzem os ex-líbris; Data: 29/09/23 - sexta-feira às 16h; Local: Biblioteca Central do Gragoatá - 1º piso. Evento presencial e gratuito, na ocasião haverá sorteio de brindes, não percam!!