Pular para o conteúdo principal

Ciclovia temporária ligará os campi da UFF

Paula Rodrigues

Entre 21 e 28 de setembro, durante a Semana da Mobilidade, Niterói terá uma ciclovia temporária que ligará os campi da UFF. A iniciativa é uma parceria da universidade com a Prefeitura de Niterói e marca o dia mundial sem carro, comemorado em 22 de setembro. A ciclovia funcionará como teste para o futuro circuito universitário, que facilitará o deslocamento dos alunos e professores entre os campi, além de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

Convidado para auxiliar na elaboração do projeto definitivo, o professor do Departamento de Urbanismo da UFF Werther Holzer afirma que há uma demanda dos alunos por segurança em seus deslocamentos de bicicleta. Segundo ele, hoje é arriscado circular pelo meio dos carros. "Além disso, a ciclovia pode alavancar uma política ecológica e sustentável na mobilidade urbana em Niterói", afirma.

A abertura da semana será no Campo de São Bento, em Icaraí, e, a partir do dia 21, a cidade contará com cerca de 10 km de ciclovias, demarcadas com cones, que poderão ser utilizadas pelos ciclistas. No dia 22, a Praia de Icaraí ficará fechada para veículos motorizados e seu espaço será usado para atividades de conscientização e esclarecimentos sobre a mobilidade urbana.

A semana contará com eventos em toda a cidade e terá sua base no complexo do Teatro Popular, no Caminho Niemeyer, onde ocorrerão diversas palestras, oficinas, debates e atividades recreativas e educativas.

Acesse o mapa com o trajeto da ciclovia em http://tinyurl.com/mapaciclovia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesa temática - História do Livro e da Biblioteca

A Biblioteca Central do Gragoatá informa sobre a sua 'mesa temática' que está localizada no 1º piso da biblioteca. Esta é mais uma das atividades que a BCG está promovendo em comemoração à "Semana Nacional do Livro e da Biblioteca". Venham conferir alguns dos títulos que contam a história do livro e da biblioteca!!!

12 de março - Dia do Bibliotecário!!!

Parabéns a todos os Bibliotecários que fazem dessa bela profissão um motivo a mais na ajuda ao próximo, trabalhando na organização e disseminação da informação, transformando-a em conhecimento. Fonte: Mensagem enviada por um colega Bibliotecário à Superintendente de Documentação da UFF.

Roda de conversa - Ex-líbris: a marca do dono do livro

Com o grande sucesso da exposição “ Niterói e os Ex-líbris ” e com o objetivo de promover a divulgação e o debate em torno dos ex-líbris, a Caçadora de Ex-líbris, a Biblioteca Central do Gragoatá e o Centro de Memória Fluminense convidam para a primeira 'Roda de conversa' sobre ex-líbris! Roda de conversa: Ex-líbris: a marca do dono do livro; Convidado: Luiz Felipe Stelling - Professor do IFRJ, pesquisador e colecionador de Ex-líbris; Tópicos: História dos ex-líbris, tipos de ex-líbris, sociedades de colecionadores e como se produzem os ex-líbris; Data: 29/09/23 - sexta-feira às 16h; Local: Biblioteca Central do Gragoatá - 1º piso. Evento presencial e gratuito, na ocasião haverá sorteio de brindes, não percam!!