Pular para o conteúdo principal

Trote Cultural já tem programação definida para este segundo semestre

Luiza Gould

Depois de um dia dedicado inteiramente à recepção dos novos alunos da UFF, os calouros terão agora uma nova programação voltada para eles, no Trote Cultural. Criado em 2001, com o objetivo de estimular e auxiliar os alunos na execução de atividades socioculturais, o projeto ocorre no início de cada período letivo, e neste segundo semestre contará com atividades em setembro e outubro. Assim, os novos alunos são recepcionados de forma solidária, criativa e divertida, incentivando a união entre calouros e veteranos e a prática da cidadania e do respeito à vida e ao meio ambiente.

Para proporcionar o primeiro contato dos calouros com a profissão, os estudantes do curso de Odontologia vão convidar os novos alunos para o “Dê um Trote na Cárie”. Acompanhados de veteranos e professores, os calouros aplicarão flúor e ensinarão técnicas de escovação às crianças do Colégio Universitário Geraldo Reis (Coluni) da UFF. Cada criança ganhará ainda um kit com escova e creme dental.

O voluntariado continua no curso de Psicologia do Polo Universitário de Rio das Ostras (Puro). Os veteranos mobilizarão seus calouros com o objetivo de arrecadar alimentos e brinquedos para serem doados a uma instituição assistencial. O trote cultural do curso terá ainda doação de sangue.

Essa doação também está na programação dos alunos do curso de Direito e de Estudos de Mídia. Os calouros de Direito poderão fazer ainda doação de brinquedos para creche, além de realizar visita à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e conhecer mais da profissão em uma semana inteira de palestras e atividades programadas. Já em Estudos de Mídia, professores e estudantes preparam para seus calouros oficinas de edição fotográfica e de stencil, além de passeio ecológico em Itacoatiara, Niterói.

Quem passou em Medicina, também visitará Itacoatiara e o Parque da Cidade de Niterói. O trote cultural do curso terá ainda visita aos campi da UFF, ao Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap) e à Fiocruz e recepção aos pais dos calouros.

Os novos estudantes do curso de Arquivologia da mesma forma terão visita, mas ao Arquivo Nacional. Estudantes de Geografia de Campos dos Goytacazes, por sua vez, participarão de oficina de agroecologia, enquanto o curso de Pedagogia de Angra dos Reis realizará uma festa de recepção aos calouros chamada “Passei pra UFF”.

Todas as atividades programadas são organizadas por alunos veteranos, por meio dos diretórios acadêmicos dos cursos, e contam com o apoio do Projeto Trote Cultural.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesa temática - História do Livro e da Biblioteca

A Biblioteca Central do Gragoatá informa sobre a sua 'mesa temática' que está localizada no 1º piso da biblioteca. Esta é mais uma das atividades que a BCG está promovendo em comemoração à "Semana Nacional do Livro e da Biblioteca". Venham conferir alguns dos títulos que contam a história do livro e da biblioteca!!!

12 de março - Dia do Bibliotecário!!!

Parabéns a todos os Bibliotecários que fazem dessa bela profissão um motivo a mais na ajuda ao próximo, trabalhando na organização e disseminação da informação, transformando-a em conhecimento. Fonte: Mensagem enviada por um colega Bibliotecário à Superintendente de Documentação da UFF.

Roda de conversa - Ex-líbris: a marca do dono do livro

Com o grande sucesso da exposição “ Niterói e os Ex-líbris ” e com o objetivo de promover a divulgação e o debate em torno dos ex-líbris, a Caçadora de Ex-líbris, a Biblioteca Central do Gragoatá e o Centro de Memória Fluminense convidam para a primeira 'Roda de conversa' sobre ex-líbris! Roda de conversa: Ex-líbris: a marca do dono do livro; Convidado: Luiz Felipe Stelling - Professor do IFRJ, pesquisador e colecionador de Ex-líbris; Tópicos: História dos ex-líbris, tipos de ex-líbris, sociedades de colecionadores e como se produzem os ex-líbris; Data: 29/09/23 - sexta-feira às 16h; Local: Biblioteca Central do Gragoatá - 1º piso. Evento presencial e gratuito, na ocasião haverá sorteio de brindes, não percam!!