Pular para o conteúdo principal

UFF é registrada no Conselho Nacional de Arquivos

Luiza Gould

O Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Acervos Arquivísticos, ligado ao Conselho Nacional de Arquivos (Conarq), tem agora um novo órgão registrado: a UFF. Com o registro, o site do Conarq passará a ter informações básicas sobre a universidade, como sua missão institucional, endereço, horário de funcionamento, formas de contato e os acervos da instituição, o que contribui para a divulgação da UFF e de seu patrimônio documental nos âmbitos nacional e internacional.

O cadastro tem por objetivo fornecer o código previsto na Norma Brasileira de Descrição Arquivística (Nobrade), tornando possível a identificação de cada entidade de acervos arquivísticos do país. E tem ainda como funções o direcionamento e estabelecimento dos procedimentos a serem seguidos na descrição documental de acordo com padrões internacionais.

Já o Conarq é um órgão vinculado ao Arquivo Nacional do Ministério da Justiça. Suas funções são definir política nacional de arquivos públicos e privados e orientar normas para a gestão de documentos. Nesse âmbito, as entidades custodiadoras, como a UFF, têm sob sua responsabilidade a guarda de documentos de valor científico, cultural e histórico relevantes para o desenvolvimento de pesquisas e preservação de memória social e institucional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesa temática - História do Livro e da Biblioteca

A Biblioteca Central do Gragoatá informa sobre a sua 'mesa temática' que está localizada no 1º piso da biblioteca. Esta é mais uma das atividades que a BCG está promovendo em comemoração à "Semana Nacional do Livro e da Biblioteca". Venham conferir alguns dos títulos que contam a história do livro e da biblioteca!!!

12 de março - Dia do Bibliotecário!!!

Parabéns a todos os Bibliotecários que fazem dessa bela profissão um motivo a mais na ajuda ao próximo, trabalhando na organização e disseminação da informação, transformando-a em conhecimento. Fonte: Mensagem enviada por um colega Bibliotecário à Superintendente de Documentação da UFF.

Roda de conversa - Ex-líbris: a marca do dono do livro

Com o grande sucesso da exposição “ Niterói e os Ex-líbris ” e com o objetivo de promover a divulgação e o debate em torno dos ex-líbris, a Caçadora de Ex-líbris, a Biblioteca Central do Gragoatá e o Centro de Memória Fluminense convidam para a primeira 'Roda de conversa' sobre ex-líbris! Roda de conversa: Ex-líbris: a marca do dono do livro; Convidado: Luiz Felipe Stelling - Professor do IFRJ, pesquisador e colecionador de Ex-líbris; Tópicos: História dos ex-líbris, tipos de ex-líbris, sociedades de colecionadores e como se produzem os ex-líbris; Data: 29/09/23 - sexta-feira às 16h; Local: Biblioteca Central do Gragoatá - 1º piso. Evento presencial e gratuito, na ocasião haverá sorteio de brindes, não percam!!