Pular para o conteúdo principal

Mestrado acadêmico em Serviço Social e Desenvolvimento Regional terá sua primeira aula em setembro

Luiza Gould

A Escola de Serviço Social irá sediar, no dia 18 de setembro, a aula inaugural do segundo semestre do mestrado acadêmico em Serviço Social e Desenvolvimento Regional. Com o tema “Conferência Desenvolvimento e (Neo) Desenvolvimentismo no Brasil Contemporâneo”, o evento ocorrerá das 18h às 21h30, na sala 405, do Bloco E, no Campus do Gragoatá.

A aula contará com a participação dos conferencistas e professores Plínio de Arruda Sampaio e Rodrigo Castelo, autores de diversos livros sobre o neodesenvolvimentismo no Brasil, isto é, sobre as tendências do modelo de capitalismo no país.

O programa de mestrado tem como área de concentração a reconfiguração do desenvolvimento regional do Estado do Rio de Janeiro, e para tanto, incorpora estudos sobre desigualdades regionais, diferenciação da estrutura social sob a hegemonia do capital financeiro e as alterações no mundo do trabalho. O debate da relação entre Estado e sociedade, a estruturação de políticas públicas e as novas demandas para a reflexão crítica do Serviço Social também fazem parte da área estudada.

Segundo a coordenadora Maria das Graças Osorio, o curso tem como objetivo interiorizar a formação de mestres e ampliar o comprometimento da universidade com o desenvolvimento social a partir de intercâmbios regionais e internacionais. “Temos como orientação a análise dessas particularidades do desenvolvimento regional brasileiro e do Rio de Janeiro, em particular, sobretudo na esfera da execução das políticas públicas e sociais. O mestrado tem dimensão crítica na produção teórica com vista a uma compreensão dessa realidade”, afirmou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesa temática - História do Livro e da Biblioteca

A Biblioteca Central do Gragoatá informa sobre a sua 'mesa temática' que está localizada no 1º piso da biblioteca. Esta é mais uma das atividades que a BCG está promovendo em comemoração à "Semana Nacional do Livro e da Biblioteca". Venham conferir alguns dos títulos que contam a história do livro e da biblioteca!!!

12 de março - Dia do Bibliotecário!!!

Parabéns a todos os Bibliotecários que fazem dessa bela profissão um motivo a mais na ajuda ao próximo, trabalhando na organização e disseminação da informação, transformando-a em conhecimento. Fonte: Mensagem enviada por um colega Bibliotecário à Superintendente de Documentação da UFF.

Roda de conversa - Ex-líbris: a marca do dono do livro

Com o grande sucesso da exposição “ Niterói e os Ex-líbris ” e com o objetivo de promover a divulgação e o debate em torno dos ex-líbris, a Caçadora de Ex-líbris, a Biblioteca Central do Gragoatá e o Centro de Memória Fluminense convidam para a primeira 'Roda de conversa' sobre ex-líbris! Roda de conversa: Ex-líbris: a marca do dono do livro; Convidado: Luiz Felipe Stelling - Professor do IFRJ, pesquisador e colecionador de Ex-líbris; Tópicos: História dos ex-líbris, tipos de ex-líbris, sociedades de colecionadores e como se produzem os ex-líbris; Data: 29/09/23 - sexta-feira às 16h; Local: Biblioteca Central do Gragoatá - 1º piso. Evento presencial e gratuito, na ocasião haverá sorteio de brindes, não percam!!