Pular para o conteúdo principal

UFF inaugura dois laboratórios de informática no Gragoatá

Natasha Dias

Foram inaugurados, na última quarta-feira, 11 de setembro, dois laboratórios de informática no Bloco A do Campus do Gragoatá. Os laboratórios visam suprir a demanda por novos computadores e espaços adequados e oferecem a possibilidade de maior dinâmica durante as aulas. Os espaços já serão utilizados neste semestre. Um laboratório é destinado ao curso de Estudos de Mídia, na sala 402, e o outro poderá ser utilizado por outros cursos, na sala 404.

Os laboratórios surgiram a partir de esforços dos professores, que com o auxílio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), obtiveram recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), no edital de auxílio instalação.

O coordenador do curso de Estudos de Mídia, Viktor Chagas, explica que o laboratório é inovador, pois foi desenvolvido a partir de um projeto da Faculdade de Educação da Uerj, dentro do sistema nomeado "Revoluti", que apresenta uma sala de aula do futuro, onde cada aluno tem o seu computador e as mesas permitem a formação de grupos de maneira mais ágil.

Segundo o pró-reitor de graduação, Renato Crespo, a outra unidade funcional de sala de aula (Ufasa) da UFF, Bloco H do Campus da Praia Vermelha, também ganhará, futuramente, laboratórios de informática. “Temos que criar estratégias de ensino e estar atentos às tecnologias. O nosso objetivo é propiciar a melhoria da formação acadêmica”, afirmou Crespo.

O diretor do Instituto de Arte e Comunicação Social (Iacs), Leonardo Guelman, destacou que os laboratórios vieram para suprir as demandas dos cursos, tanto na área de pesquisa, quanto na área da graduação. “Na medida do possível, as aulas de informática virão para o Bloco A, tanto do curso de Estudos de Mídia, que já está aqui, quanto dos cursos de Comunicação, Biblioteconomia e Arquivologia.”

Antes de cortar as fitas para a abertura oficial da sala, o vice-reitor, Sidney Mello, parabenizou a luta dos professores pela busca de melhoria no ensino e destacou o fato de a universidade estar em constante transformação e crescimento. "Se não tivéssemos professores e administração com entendimento acadêmico forte, nós nunca flexibilizaríamos salas de aulas dessa forma", disse o vice-reitor.

Após a inauguração, foi apresentada, pelo fundador do estúdio Riachuelo Games e professor do Núcleo Avançado de Educação (Nave) da UFF, Antonio Marcelo, a palestra “Os games nossos de cada dia”. Na palestra, foram abordados temas como: mercado de trabalho, crescimento dos jogos e como o profissional de mídia se encaixa nesse mercado.

Também estiveram presentes na solenidade de abertura o chefe do Departamento de Estudos Culturais e Mídia, Kleber Mendonça; o vice-coordenador do curso de Estudos de Mídia, Emmanoel Ferreira; a chefe do Departamento de Comunicação, Ana Baum; dentre outros professores e alunos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Piscina do Instituto de Educação Física está aberta ao uso da comunidade da UFF

O Instituto de Educação Física da UFF está disponibilizando sua piscina aquecida para professores, funcionários e alunos da universidade praticarem nado livre. Só poderão usar a piscina apenas aqueles que já souberem nadar, pois não haverá nenhum instrutor responsável pelo ensino de natação. Para ter acesso, os interessados deverão comparecer à secretaria do instituto para realizar inscrição e exame médico, levando uma foto 3x4 e carteira de estudante ou contracheque, a fim de comprovar vínculo com a universidade. Os exames poderão ser realizados às segundas, terças e quintas-feiras, das 16h às 18h. O Instituto fica no Campus Esportivo do Gragoatá, na Rua Visconde do Rio Branco, s/n, São Domingos, Niterói. --> Consulte os horários para uso da piscina (nado livre). Fonte: UFF Notícias - Superintendência de Comunicação Social (SCS)

Livro reúne contos e crônicas em comemoração dos 30 anos da Biblioteca Central do Gragoatá

Com organização de Debora do Nascimento e Flávio Ferreira Júnior, “Entre livros, histórias e memórias: uma coletânea afetiva em comemoração dos 30 anos da Biblioteca Central do Gragoatá – UFF” (Eduff, 2025) reúne textos literários escritos por estudantes, egressos, servidores e prestadores de serviço da UFF sobre a temática “biblioteca”. A obra é fruto de um edital que selecionou contos e crônicas para integrar a publicação que celebra as três décadas de fundação da BCG, uma das 30 bibliotecas do Sistema de Bibliotecas da UFF. Leia mais. Fonte: Universidade Federal Fluminense

Novas regras de uso do piano da BCG

As regras de uso do piano da Biblioteca Central do Gragoatá mudaram!!! Agora, não será mais preciso preencher o formulário para o uso com dias e horários fixos, basta assinar o termo de responsabilidade que fica na portaria, toda vez que o músico/pianista vier tocar, observando as seguintes regras: 📌O piano só pode ser tocado de segunda a sexta-feira das 8h às 11h e das 17h às 20h; 📌Cada músico/pianista pode tocar o piano somente 1 hora por dia; 📌É necessário ter experiência musical em pianos, teclados e/ou outros instrumentos musicais; 📌O músico/pianista pode ser responsabilizado por danos materiais decorrentes da má utilização do piano e por informações falsas a respeito da experiência musical. É músico/pianista!? Então é só chegar e tocar aquela música boa!!